Avaliação pré-operatória (risco cirúrgico)

Todo paciente que tem indicação de um procedimento cirúrgico precisa realizar uma avaliação cardiológica para que o médico cirurgião possa programar a cirurgia junto com o anestesista, avaliando o tempo, o tipo de anestésico a ser utilizado e as possíveis complicações diante da saúde do coração dessa pessoa.


Assim, o cardiologista irá realizar um exame clínico perguntando a sua histórica médica, se há casos de doenças cardíacas na família, se você é hipertenso ou diabético e se possui alguma condição cardiovascular previamente diagnostica.


O médico deve ficar atento aos sintomas de falta de ar, dor no peito e desmaios para realizar um exame físico direcionado e solicitar testes mais específicos para investigação como eletrocardiograma que é o mais utilizado, caso seja necessário. Outros como teste ergométrico, ecocardiograma, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e Holter podem ser solicitados a depender da avaliação inicial.


Pacientes diagnosticados com riscos de níveis médio ou alto necessitam de modificações nos procedimentos cirúrgicos que serão submetidos como o uso de beta-bloqueadores, clonidina e estatinas, até o cancelamento da cirurgia.

Localização e contato