
Você já sentiu que seus batimentos cardíacos aumentam ao realizar uma atividade física? Pois bem, partindo desse pensamento, os exames que avaliam a função do coração são realizados, em geral, com o paciente em repouso. E como analisar as mudanças que ocorrem quando ele se movimenta?
Para isso existe o teste ergométrico que é como se fosse um eletrocardiograma em movimento. Dessa forma, é possível auxiliar no diagnóstico de doenças que só tinham manifestavam os sintomas diante de esforço físico.
O teste ergométrico ou, também, chamado de eletrocardiograma de esforço é um procedimento realizado para estabelecer doenças coronarianas nos pacientes, bem como avaliar a sua capacidade e resistência durante a realização de uma atividade.
O ECG de esforço detecta indiretamente a isquemia miocárdica, que é a consequência fisiológica de uma incompatibilidade entre o fornecimento de oxigênio ao miocárdio (fluxo sanguíneo coronário) e a demanda de oxigênio do miocárdio (trabalho do miocárdio).
Para um teste de esforço, o médico, enfermeiro ou técnico fará primeiro um ECG e medirá sua pressão arterial. Em seguida, eles irão “estressar” o seu coração e aumentar sua frequência cardíaca, fazendo uma das seguintes coisas:
Correr ou caminhar em uma esteira;
Pedalar em uma bicicleta ergométrica (uma bicicleta que não se move, exceto para os pedais); ou
Para os casos das pessoas que não podem correr ou andar, é dado remédios para fazer seu coração bater mais rápido.
Eles verificarão sua pressão arterial, farão vários ECGs e perguntarão como você se sente, a fim de avaliar a sua função cardíaca durante o esforço e detectar possíveis anomalias no sistema cardiovascular.
Pacientes que apresentem quadros de:
Dor torácica aguda sem sinais de infarto;
Doença coronariana prévia com mudança no estado clínico;
Achados anormais ou ambíguos na angiografia por tomografia computadorizada coronária;
Doença cardiovascular;
Certas arritmias cardíacas.
Pacientes com sinais de infarto, angina instável e arritmias não controladas não devem realizar o procedimento por risco de agravamento do quadro, uma vez que há chances complicações durante o exame.
Política de Privacidade. Copyright – Todos os direitos reservados | Site desenvolvido por ParqueMed.